quarta-feira, 3 de junho de 2009

:: TUTORIAL :: Criando Retângulos com Bordas Arredondadas no Illustrator

Existe mais de um jeito de criar retângulos com bordas arredondadas no Illustrator.

A Rounded Rectangle Tool é a principal ferramenta para a criação deste efeito. Porém é limitada, uma vez criado o retângulo com a Rounded Rectangle Tool você não pode modificar a angulação das bordas posteriormente. Felizmente, o Illustrator possui uma outra ferramenta para essa mesma função e bem mais fexível.
Para testar esta nova ferramenta, você deverá criar um retângulo com as bordas quadradas. Com o retângulo selecionado, vá em Effect>Stylize>Round Corners... na barra do menu.

Aparecerá uma caixa de diálogo chamada Round Corners que permitirá a você definir qual a angulação das bordas, para pré-visualizar a sua configuração basta clicar em Preview. Definida a angulação, basta clicar em OK.

Quando você cria uma borda arredondada desta maneira, você pode voltar atrás e ajudar o radius quantas vezes quiser.

Para editar esta informação, selecione o retângulo e abra o paleta Appearance. Você verá o efeito Round Corners aplicado no objeto. Dê um duplo clique no efeito e faça a edição desejada.

6 Opiniões:

Kaleb Martins disse...

Show! ajudou pacas por aqui ;-)

Anônimo disse...

ajudou mesmo

Anônimo disse...

boa dica! valeu!!

Glauber Lelis disse...

No corel é bem mais facil!!! rsrsrs

Anônimo disse...

Muito bom! Obrigado! =)

Leandro Berti disse...

Meu Deus, essa porcaria de programa que vem de brinde no Photoshop é um lixo comparado ao excelente Corel Draw. Esses posers fãs da Apple estão cagando no mercado.