:: TUTORIAL :: 10 recursos fantásticos no Illustrator CS4 que aumenta a criatividade do designer!

É possível aumentar o nível de criatividade ao máximo?
Bom, claro que com as ferramentas certas e um pouco de conhecimento, você poderá encontrar uma maneira de aumentar a sua criatividade ao máximo. Abaixo, 10 ferramentas novas fantásticas do Illustrator CS4.

Se você já está usando o Illustrator 8 ou CS ou CS2, o que esperar do CS4?
Ao abrir o Illustrator CS4, você encontrará algumas dicas oferecidas pelo software e poderá expandir a usabilidade do programa.

Veja abaixo, algumas dicas de novas ferramentas do CS4:

1- Gradientes (Gradients) com Estilos (Styles)

Um tema que deu muita dor de cabeça oara muitos usuários do Illustrator é a ferramenta Gradiente (Gradient). A nova ferramenta de Gradiente (Gradient) possui uma grande diferenã da anterior, com muito mais controle na área de trabalho, mas isso não é tudo - ao utilizar a ferramenta em seu trabalho, ao se sentir satisfeito com o resultado aparente, você poderá salvá-lo como um Estilo gráfico (Graphic Style). Ele preserva a angulação do gradiente, o diâmetro, e outros elementos que não poderiam ser salvos na amostra de gradientes (Gradient Swatches).

2- Alteração de Estilo (Style) preservando a cor (Color)

Se você nunca trabalhou com o Estilo gráfico (Graphic Styles) antes, você deveria começar agora. O Estilo Gráfico (Graphic Styles) permite salvar qualquer atributo de aparência (appearance) (cor [color], efeitos [effects], trasformações [transforms], etc.) para reutilizá-lo em outros objetos, permitindo ainda aplicá-lo sem eliminar a aparência original do objeto. Vamos dizer que você está desenhando um grupo de árvoves ornamentais com bordas e preenchimentos de cores diferentes e você queira aplicar um Estilo gráfico (Graphic Style) que tenha um efeito de rabisco (scribble effect) e sombra projetada (drop Shadow), sem alterar o preenchimento e borda. Selecione todos os circulos que você desenhou para os ornamentos coloridos, depois abra a paleta Estilo Gráfico (Graphic Styles) (>>Window>Graphic Styles<<) para adicioná-los enquanto você rerém todas as cores originais.

3- A chave para alinhamento

Você pode facilmente alinhar um grupo de objetos à uma guia. Usando a ferramenta de seleção (Selection tool) (V), selecione ambos, a guia e todos os objetos, e clique na guia novamente. A guia agora será o "objeto chave" onde todos os objetos se alinharão à ele quando utilizar a função alinhar (Align) (>>Window>Align<<). Você pode fazer o mesmo com cada objeto - o objeto chave não necessariamente precisa ser uma guia.

4- Faça Tabelas de documentos avançadas.

As tabelas no CS4 permitem que você copie a área de trabalho de um arquivo para outro, ou permite criar símbolos (symbols), pincéis (brushes), amostras (swatches) e Estilos gráficos (graphic styles) da área de trabalho sem interromper o andamento. Arraste a área de trabalho e solte a tabela. Ela aparecerá acima para que você possa ajustá-la no local desejado.

5- Paleta Aparência (Appearance)

A paleta Aparência (Appearance) está com um novo recurso. Há controles em forma de globo ocular (eyeball) para tudo. E agora você pode editar virtualmente qualquer atributo de aparência por lá, você pode usar uma única paleta para edição em vez de 5 ou 6 outras.

6- Seleção mais fácil e edição de atributos frequentes.

Você alguma vez já desejou selecionar (e editar) todos os objetos de seu arquivo que tenham um efeito aplicado específico? Selecione o objeto e destaque o efeito na paleta Aparência (Appearance), depois escolha a opção >>Select Same > Appearance Attribute<<>

7- Expandir antes de apagar.

Antes de apagar os objetos que contenham brushes ou efeitos de vetor, selecione-os e escolha a opção >>Object > Expand Appearance.<<>>Object > Expand.<<

8- Alteração de fontes padrão para novos documentos.

Altere a fonte padrão para novos documentos para qualquer fonte que desejar. Abra o perfil inicial (startup profile) (procure por ) abra a paleta de Estilos de Caracteres (Character Styles) e ajuste suas preferências de fonte em [Normal Character Style] e depois salve o arquivo. A fonte que você ajustou irá aparecer como fonte padrão para todos os documentos novos criados com aquele perfil inicial

9- Arendondar as bordas à sua maneira.
Quando você quer arredondar um retângulo,
When you want a rounded rectangle, em vez de usar a ferramenta de retângulo arredondado (rounded rectangle), crie um retângulo padrão e escolha a opção >>Effect > Stylize > Round Corners.<<>

10- No Preto.

Se você recebeu um arquivo de alguém e você precisa imprimi-lo mas você descobriu que há 5 tipos diferentes de preto, não se desespere - você pode convertê-los como um único preto usando a ferramenta "Live Color".


Creditos: - “Essas dicas foram publicadas originalmente na edição de Março/Abril de 2009 do Layers: The How -To Magazine for Everything Adobe."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

:: TUTORIAL :: Numeração automática nas legendas de imagens (com Referência Cruzada) no InDesign.

Objetos ancorados: problemas e soluções

Diagramação em época de PNLD