:: TUTORIAL :: Numeração automática nas legendas de imagens (com Referência Cruzada) no InDesign.

Quando trabalhamos com diagramação de livros, que possuem figuras ilustrativas, podemos ver logo abaixo da imagem uma pequena legenda geralmente descrita como "Figura 1.1" ou "Figura 2.5", ou algo parecido. Esta informação geralmente aparece em dois pontos do livro: No texto e próxima à imagem.

Existe uma maneira prática para trabalharmos com este tipo de conteúdo, que se chama Referência Cruzada. Trabalharemos também com outros atributos do InDesign além da Referência Cruzada para tornar nosso trabalho um pouco mais organizado e automatizado. Com as dicas que darei agora, a numeração das imagens poderá ocorrer automaticamente e caso alguma imagem seja removida do documento, a legenda será automaticamente removida também. Pode não parecer muito importante falando assim, mas no momento da revisão, a incidência de erros pode cair consideravelmente.

O primeiro passo é criar um estilo de parágrafo para esta informação. Aplique a formatação básica que seu estilo de parágrafo terá e logo em seguida vá na aba Bullets and Numbering. Aqui está a configuração de numbering para as figuras:


Note que escolhemos uma lista no topo da configuração. Caso não exista nenhuma lista criada, crie uma com o nome que desejar.

O formato da numeração segue como numeral regular (1, 2, 3, 4...), e no campo Number introduza o seguinte código sem as aspas “Figura ^H-^1″. Este código significa que será inserida a palavra Figura seguida por um espaço, seguida por um número de capítulo, seguido por um traço, e seguido por uma sequência ou lista numérica.

Quando este estilo de parágrafo é aplicado à uma linha do seu documento, a linha é automaticamente numerada com as informações que configurou. Mas eis o truque: Ao aplicar o estilo de parágrafo no text frame, aplique apenas no espaço em branco que antecede todo o texto que virá posteriormente, caso haja algum. Assim que aplicar o estilo de parágrafo no espaço em branco, a informação "Figura 1-1" aparecerá.



Uma vez que tenha feito isso, se você duplicar a frame, a numeração será automaticamente sequenciada e caso delete uma das frames, a numeração será atualizada.



Agora vamos trabalhar um pouco com a Referência Cruzada. (Esta função faz parte da versão CS4; se você tem a versão CS3 você precisará do plugin "cross-references" do dtptools).

A idéia é apontar a informação de legenda no texto do documento e fazer com ele entenda de que aquela informação está ligada diretamente à uma imagem específica.

Por exemplo, no texto teremos a informação: "Veja a Figura 1-1".

Para aplicar uma referência cruzada, primeiro você precisa colocar o cursor do mouse no local onde deseja criar a referência cruzada, e em seguida clicar no botão "New Cross Reference" no Painel "Hyperlinks".


Na coluna da esquerda, escolha o estilo de parágrafo onde você aplicou a numeração automática e que foi aplicada na legenda das imagens.

Na coluna da direita, especifique qual imagem pertence àquela parte do texto.

Depois basta configurar no campo "Format" a opção de Paragraph Number. Não se esqueça de habilitar em "Type" a opção "Invisible Rectangle" e "None" para "Highlight".

Faça isso por todo o documento.


Espero que tenha conseguido explicar o funcionamento, mesmo que superficialmente, de como a referência cruzada e a numeração automática pode melhorar sua diagramação.

Agora é só praticar!

Mande suas dúvidas para marcia.marmore@gmail.com e eu terei o prazer em respondê-las! ;-)

Comentários

Julio disse…
Perfeito...
Ajudou demais!
Uso esta ferramenta nas legendas do word, mas não fazia ideia de como aplicá-las no InDesign.
Muito obrigado. ;)

Postagens mais visitadas deste blog

Objetos ancorados: problemas e soluções

Diagramação em época de PNLD