:: TUTORIAL :: Pen Tool e Curva Bézier

Apesar do blog ser voltado para tutoriais e dicas de InDesign (tudo bem que as vezes pinta por aqui alguns assuntos aleatórios também), hoje vou atender o pedido do @johnnylapis feito pelo Twitter.

Quem quiser me adicionar no Twitter, taí a dica: www.twitter.com/marciamarmore

Falarei um pouco sobre a ferramenta Pen Tool do Illustrator e sua curva bézier.


PEN TOOL
O problema da Pen Tool é que ela não é muito fácil de se explicar, você precisa ver e sentir como ela funciona. E também, quando você está acostumado a utilizar esta ferramenta no Illustrator, você se esqueça de como ela pode ser difícil e confusa para os iniciantes ou os menos experientes. Colocar aqui no blog algumas imagens de demonstração não é a melhor solução para este tutorial, então, eu vou disponibilizar no final deste post alguns arquivos que poderão te auxiliar com exercícios práticos.


PRATICANDO
Eu costumo dar este exercício para as pessoas que me procuram quando querem aprender o Illustrator. São exercícios simples, que ensinam basicamente como criar um objeto partindo de um ponto a outro sendo este objeto reto ou em curvas. Este arquivo possui imagens explicando onde você deve posicionar o ponto, a direção e a angulação da ferramenta. Basta seguir as indicações do arquivo para fazer o exercício.

Exercício Pen Tool [LINK](Curva Bézier) - Eu recomendo que este exercício seja feito inúmeras vezes até que comece a adquirir habilidade. Mesmo porque, no Illustrator, a ferramenta mais importante que existe, na minha opinião, é a Pen Tool.

Demonstrando a ferramenta [LINK] - (Em inglês) Este documento, feito pela Universidade de Massachusetts, mostra como a ferramenta funciona desde linhas de contorno e preenchimento até pontos e assim por diante. Na página 7 deste documento você encontrará alguns exercícios práticos para treinar sua habilidade com a ferramenta.

Mande suas dúvidas para marcia.marmore@gmail.com e eu terei o prazer em respondê-las! ;-)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Objetos ancorados: problemas e soluções

:: TUTORIAL :: Numeração automática nas legendas de imagens (com Referência Cruzada) no InDesign.

Diagramação em época de PNLD