:: TUTORIAL :: Uma teia de imagens!

Uma das coisas mais legais do InDesign CS4 é com certeza a possibilidade de importar várias imagens de uma só vez automaticamente, e posicioná-las em frames exatamente do mesmo tamanho, tudo num único clique.

Este pequeno tutorial, se é que posso dizer assim, vou ensinar como fazer esse truque.

Vamos lá:

1. Sem que qualquer objeto esteja selecionado, vá em File > Place (Arquivo > Inserir), e selecione várias imagens. Clique numa imagem e depois com a tecla ctrl (PC) ou Cmd (MAC) pressionada, clique nas demais imagens que deseja importar.

2. Clique no botão Open (Abrir), e o InDesign importará todas as imagens que você selecionou. Repare que aparecerá um número entre parênteses no cursor do mouse. Este número informa quantas imagens foram carregadas e serão importadas dentro do seu arquivo.

3. Pressione as teclas Ctrl + Shift (PC) ou Cmd + Shift (MAC), e arraste o mouse criando um retângulo dentro do seu documento.

Você verá uma grade ou uma teia de frames se expandindo. Não solte o botão do mouse até que você defina quantos frames você quer carregar na sua página. Mas assim que esta grade de frames aparecer, você já pode soltar as teclas do seu teclado.

4. Agora, enquanto continua com o botão do mouse pressionado, você pode ajustar o número de colunas e linhas desta grade de frames. Como? Pressionando as setas direcionais do seu teclado.

As teclas para cima ou para baixo delimitam o número de linhas que sua grade de frames terá.
As teclas para esquerda e direita delimitam o número de colunas que sua grade de frames terá.

Enquanto o botão do mouse continuar pressionado, você pode ajustar o espaço entre uma coluna e outra, e o espaço entre uma linha e outra desta grade. Para isso, pressione a tecla shift + a seta para cima ou para baixo, assim você ajustará o espaço entre as linhas da grade.
Pressionando a tecla Shift + a seta da esquerda ou da direita, ajustará o espaço entre as colunas da grade.

5. Agora, basta soltar o botão do mouse e todas as imagens serão importadas e introduzidas dentro destes frames pré-configurados por você.

Obs.: A quantidade de frames que poderá criar está de acordo com a quantidade de imagens que você importou. Em outras palavras, nenhum frame vazio (sem imagem) será criado. Logo, se você configurar uma grade de frames 10x10, mas só selecionou 15 imagens para serem importadas, então somente serão criados 15 frames e não 100 frames.

Numa outra situação, se você selecionou muitas imagens e configurou um número inferior de frames, as imagens serão importadas para estes frames porém as demais imagens que não possuem frame, ficarão carregadas no cursor do mouse aguardando que você crie uma nova grade de frames para importá-las dentro deste arquivo.

Mande suas dúvidas para marcia.marmore@gmail.com e eu terei o prazer em respondê-las! ;-)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

:: TUTORIAL :: Numeração automática nas legendas de imagens (com Referência Cruzada) no InDesign.

Objetos ancorados: problemas e soluções

Diagramação em época de PNLD