:: RETRÔ CS4 :: Dia 2 - Live Preflight + Estilos de Parágrafo

No Post 1 da Retrô CS4, vimos algumas funções novas e básicas do CS4. Hoje, veremos como funciona o Preflight e as novas ferramentas do estilo de parágrafo.

Preflight
O Preflight existe desde a primeira versão do InDesign e consiste em uma série de ferramentas de verificação e análise de conteúdo do seu documento.

É por meio do preflight que podemos verificar as condições técnicas e obter um relatório do documento, como por exemplo, fontes, links, cores e textos.

Na versão CS4, esta ferramenta se torna muito mais interativa e passa a se chamar Live Preflight.
Todo processo de análise é feito por meio de um perfil (profile), que pode ser criado, importado e compartilhado com demais usuários do programa.

Note que, na barra inferior do seu InDesign CS4, existe uma pequena bola que alterna entre verde e vermelha.


Esta pequena bola indica que, seu documento está sendo monitorado em tempo real. Quando a bola está verde, significa que o Live Preflight não detectou nenhum problema. Quando a bola está vermelha, significa que Live Preflight detectou alguma falha no documento. Quando a bola está cinza, significa que o Live Preflight está carregando as informações de análise.

Para criar um perfil no Live Preflight, de acordo com suas necessidades, dê um clique duplo na bolinha verde/vermelha ou vá em

Window > Output > Preflight

Você pode criar diversos perfis de verificação dentro do Live Preflight e utilizar cada um para um projeto diferente.

No painel do Live Preflight, escolha a opção Define Profile. Uma caixa de diálogo será aberta com algumas opções de análise que podem ser feitas.


Ao clicar no símbolo de + localizado no canto inferior esquerdo desta caixa de diálogo, você criará um novo perfil de verificação. Escolha os itens de interesse e salve seu perfil normalmente.



O perfil de Preflight pode ser criado, editado ou importado a qualquer momento, e caso algum documento esteja aberto enquanto modifica a configuração do seu perfil de Preflight, o programa fará a análise destas modificações instantaneamente.

Caso o Live Preflight encontre algum erro, clique duas vezes no botão vermelho e a caixa de diálogo indicará a falha, o local e uma possível solução.


Estilos de Parágrafo
A ferramenta estilos de parágrafo, na versão CS4, possui duas novidades. A primeira encontra-se no item Drop Caps and Nested Styles.
Agora é possível aplicar um estilo de caractere para um número específico de linhas dentro de um parágrafo. Assim como o Nested Styles, você pode configurar dois ou mais nested line styles para serem aplicados simultaneamente, criando assim, uma sequência padrão para seu projeto.

A outra novidade fica por conta do GREP Style, uma ferramenta de busca avançada do InDesign.

Você pode usar o GREP style, para aplicar um estilo de caractere em um tipo específico de texto, como por exemplo, em números de telefones. Ao criar um GREP style, você deve selecionar o estilo de caractere e especificar que tipo de expressão GREP você deseja configurar.

Agora é hora de abrir seu InDesign e dar um pouco mais de atenção para estas ferramentas, que são partes fundamentais de um bom projeto gráfico.

Até amanhã!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

:: TUTORIAL :: Numeração automática nas legendas de imagens (com Referência Cruzada) no InDesign.

Objetos ancorados: problemas e soluções

Diagramação em época de PNLD