:: RETRÔ CS4 :: Dia 3 - Rotate Spread View + Smart Guides

Eu considero como básico para a diagramação, saber trabalhar com os estilos de parágrafos (post anterior), estilos de caracteres, páginas-mestre, numeração automática de páginas e fluxo de texto dentro das text frames. Porém, todos estes itens não sofreram mudanças da versão CS3 para a CS4, portanto, vou pular toda a explicação de como funciona estas ferramentas, pois o intuito destes posts que venho colocando no blog é mostrar somente as mudanças que ocorreram entre as versões do InDesign.


Rotate Spread View

Falando em páginas, uma novidade do CS4 é a possibilidade de poder girar a página em que está trabalhando para que você consiga ver o layout com mais facilidade.

Supondo que você está trabalhando em um material onde existe uma massa de texto com orientação vertical e outra na horizontal.

Para que a edição fique mais confortável e rápida, é possível girar a 90º o seu documento inteiro. Para isso, vá no submenu do painel Pages, e clique em Rotate Spread View (ou vá em View > Rotate Spread)


Para retornar à posição inicial, basta efetuar o mesmo caminho e clicar em Clear Rotation.


É importante salientar que esta função não altera a orientação de visualização do documento configurado ao criar o arquivo. Ela apenas alterar o modo de visualização em tela. Ou seja, mesmo que você não desfaça a rotação e feche o arquivo para impressão, prevalecerá a orientação inicial.


Smart Guides

Outra ferramenta bem útil do CS4 é a Smart Guide. Com essa ferramenta, é possível trabalhar melhor o alinhamento dos elementos gráficos na página.

As Smart Guides possuem 4 opções de auxílio:

Align to Object Center – Alinha as bordas do objeto ao centro de outro objeto em uma página ou página espelhada quando você cria ou move um objeto.

Align to Object Edges – Alinha o objeto à borda de outro objeto em uma página ou página espelhada quando você cria ou move um objeto.

Smart Dimensions - Faz a largura, altura ou rotação de um objeto ser alinhado às dimensões de outros objetos em uma página ou página espelhada quando você cria ou redimensiona ou gira um objeto.

Smart Spacing – Organiza rapidamente objetos para que o espaço entre eles seja igual.

Para ativar uma ou todas as funções da smart guides vá em Edit > Preferences > Guides & Pasteboard

Nesta figura, você pode notar a smart guide informando o Smart Spacing entre três objetos.


Amanhã vou mostrar como criar um alinhamento automático ao importar, ao mesmo tempo, inúmeras imagens e as novas ferramentas de Pathfinder.

Até lá.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

:: TUTORIAL :: Numeração automática nas legendas de imagens (com Referência Cruzada) no InDesign.

Objetos ancorados: problemas e soluções

Diagramação em época de PNLD