Neste post vamos entender melhor o por quê do InDesign não abrir arquivos em versões mais recentes do programa.

Você já passou por uma experiência em que recebeu um arquivo criado na versão CS5 e quando tentou abri-lo na versão CS4 ou CS3 apareceu a seguinte mensagem:



Como resolver? Que plugin é esse?

Esta questão já foi alvo de muitas reclamações em anos, e muitas teorias infundadas já foram lançadas pelo ar, incluindo uma que diz que a Adobe faz isso de "propósito" para "forçar" os usuários a utilizar a versão mais recente do software. Outras teorias conspiratórias foram criadas, mas a verdade não é bem assim...

Como o lançamento, neste ano, da versão CS5.5, o InDesign CS5 não é capaz de abrir arquivos criados na nova versão e a explicação é a seguinte:

O formato de arquivo do InDesign é uma espécie de banco de dados e o InDesign é uma aplicação de banco de dados operacional muito complexa. Cada ação no InDesign é uma operação e todas as operações do software são salvas como um arquivo de banco de dados (.indd). E é justamente por funcionar dessa maneira que o InDesign permite trabalhar com recursos avançados, como desfazer uma função (Ctrl + Z / Cmd + Z) inúmeras vezes e recuperar um arquivo quando o programa trava.

Quem trabalha com banco de dados sabe a importância de obter uma estrutura correta desde o início. Uma vez que o banco de dados tem uma estrutura, se torna muito difícil alterá-la no futuro. Qualquer mudança nessa estrutura pode danificar todo o conteúdo. O InDesign possui uma estrutura de banco de dados não-mutável que o torna muito difícil adicionar novos recursos de forma eficiente sendo que algumas aplicações criadas entre versões são impossíveis de incorporá-las no banco de dados da versão anterior.

Para resolver esse problema, todas as versões do InDesign tem uma estrutura base podendo ser otimizada. As versões mais recentes podem ler o formato mais antigo porque a estrutura base desse formato existe na versão mais recente. O formato antigo é automaticamente convertido para a nova versão quando aberto na versão mais recente.

As versões mais antigas não conseguem ler o formato mais recente porque o elementos que formam a estrutura desse formato não existiam quando o aplicativo foi lançado.

A versão CS5.5 é apenas uma atualização do aplicativo?
Sim. A Adobe não está comercializando o CS5.5 como uma "versão completa da CS5", mas está comercializando essa versão para um mercado segmentado específico (publicação digital). A versão CS5.5 teve mudanças reestruturais para que fossem adicionados novos recursos, portanto, mesmo sendo uma "atualização" da versão CS5, não é possível abrir arquivos CS5.5 na versão anterior do software.

Como abrir um arquivo numa versão de aplicativo anterior?
A Adobe havia criado uma extensão chamada Indesign Exchange Format - INX, que capacita a abertura do arquivo criado em CS4 na versão CS3. Mas essa extensão não funcionava ao tentar abrir o arquivo em CS2. Foi atestado que esse formato não era muito flexível se tornando pouco utilizado.

Com a versão CS4, a extensão INX caiu em desuso e foi substituído pelo InDesign Markup Language - IDML. A extensão IDML é uma linguagem XML e suas propriedades coincidem com aquelas usadas por script, além da possibilidade de se criar um arquivo do zero. Além disso, a Adobe tem trabalhado para tornar a extensão IDML compatível com as versões anteriores do aplicativo, dessa forma, é possível abrir um arquivo criado na versão CS5.5 no CS4, por exemplo, com menos funcionalidades da versão posterior. Pode ser que ocorra algum tipo de erro quando aberto em uma versão anterior, mas a estrutura básica é preservada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

:: TUTORIAL :: Numeração automática nas legendas de imagens (com Referência Cruzada) no InDesign.

Objetos ancorados: problemas e soluções

Diagramação em época de PNLD