Ligaduras versus espaço fino

Talvez você já tenha reparado na forma como alguns caracteres se "transformam" ao lado de outros em um texto, como as letras fi, fl e ffi. Quando uma letra "gruda" na outra, chamamos pelo termo técnico de "ligature" (tradução livre: ligadura). Este termo é pouco conhecido no mundo editorial e provavelmente nem seja utilizado, mas é um dos vilões causadores de hipermetropia nos editores e revisores de texto. Para os diagramadores, a marca de revisão nesses casos é um pedido de "espaço fino" ou "ff" ou "e.f.".



A maneira mais prática e comum utilizada para resolver esse "problema" é ajustar o valor da entreletra (kerning). No InDesign, o kerning pode ser localizado no painel de controle.


Essa solução funciona bem para frases pequenas, títulos e propagandas, pois o kerning é feito nas letras individualmente, mas quando falamos de livros, revistas e jornais no qual trabalhamos com um volume de texto muito grande, não podemos nos dar ao luxo de procurar e separara letra por letra.

A dica de hoje é a ferramenta Ligatures, que está localizada no menu da barra de controle do InDesign (lateral superior direita do programa):

   
Ela também pode pode ser encontrada no menu da paleta Character (Window>Type&Tables>Character), 


ou ainda nas opções de Character Styles (Type>Character Styles).


Repare que desabilitando essa função, os espaços das entreletras se reajustam automaticamente criando uma pequena distância entre cada palavra evitando que uma letra fique grudada a outra. 

O Illustrator e o Photohop também possuem essa ferramenta. No Illustrator, pode ser localizada na paleta Opentype (Window>Type>OpenType).


No Photoshop, por ser encontrada na paleta Character (Window>Character).


Obs.: Apesar do InDesign, do Illustrator e do Photoshop associarem as ligaduras com fontes opentype, as fontes truetype também sofrem essa junção em alguns caracteres, contudo nem todas as fontes possuem ligaduras, cada fonte possui um espaçamento de entreletra distinto. 

Comentários

Anônimo disse…
Que maravilha de "macête"! Juro que já vi esse recurso várias vezes no InDesign, mas sinceramente, além de pouco domínio do programa, são tantos e tantos recursos desse maravilhoso instrumento de trabalho, que ainda não tinha atentado para tamanha importância.
Poxa, obrigado pela superdica!
Aproveito para desejar-te um 2012 repleto de realizações, paz, alegria e saúde plena. Abraço.
Unknown disse…
você saberia resolver este mistério? por exemplo com a fonte Warnock Pro as ligaduras funcionam d forma automática tanto no illustrator como no indesign já a fonte Scala (otf também) embora tenha ligaduras elas não funcionam de modo automático. O que deve ser?
abs

Postagens mais visitadas deste blog

:: TUTORIAL :: Numeração automática nas legendas de imagens (com Referência Cruzada) no InDesign.

Objetos ancorados: problemas e soluções

Diagramação em época de PNLD