Revisão usando Acrobat X Pro

Quanto mais conheço as editoras mais surpresa fico ao abrir um PDF com marcas de revisão.
Acreditem, mas recebo desde PDFs de páginas escaneadas com revisões feitas à mão até setas, balões e toda e qualquer forma de destacar o texto gerando 3, 4 ou 5 comentários no documento para uma única correção.
A última "pérola" e principal motivação para escrever este post foi um PDF recebido hoje com centenas de marcações, usando a ferramenta highlight (explicada a seguir), sem nenhuma anotação do revisor no PDF. As anotações vieram em um documento de WORD que não tinha vínculo direito ou autoexplicativo com as marcações do PDF. (???????)
Não entendeu? Nem eu. 

o.O

Vamos ao que interessa.
O software Acrobat Professional ou Acrobat X Pro (última versão) pode ser grande amigo do revisor e fiel escudeiro do diagramador.
Deixando todos os argumentos de economia de papel e preservação do meio ambiente de lado, destaco aqui a praticidade de fazer anotações no arquivo PDF gerado pelo diagramador.
O Painel Comment do Acrobat X Pro contém um conjunto de ferramentas feitas para cada tipo de revisão. Esse Painel possui as abas Annotations (marcações de texto) e Drawing Markups (marcações com desenhos geométricos). 
Os comentários feitos no PDF são visualizados ao longo do documento como um pequeno ícone, e, com um duplo clique é possível abrir o bloco de notas com as informações completas. Ou ainda, você pode visualizar todas as marcações abrindo a Paleta Comments Lists.
Agora, vamos associar os ícones e suas funções:

 

A. Add sticky note - adiciona uma nota em qualquer lugar do PDF, não está vinculado necessariamente à alterações de texto. Pode ser usado para qualquer tipo de correção mas não é o ideal para correções de texto.
*B. Highlight text - ressalta o texto selecionado.
C. Attach file - anexa um arquivo dentro do PDF. Pode anexar um arquivo de qualquer extensão. Bastante usado para anexar documentos do Word com mudanças significativas ou textos muito longos.
D. Record Audio - é possível gravar um áudio ou carregar um áudio de um arquivo externo.
E. Add stamp - adiciona um carimbo no PDF. Usado geralmente para marcar quando o arquivo foi revisado, reprovado, aprovado ou confidencial.
*F. Insert text at cursor - ferramenta bastante usada para inserir o texto em um local específico, entre uma palavra e outra na frase, por exemplo.
*G. Replace - é ferramenta que indica que uma palavra ou frase será substituída por outra.
*H. Strikethrough - rasura uma palavra ou frase indicando ao diagramador a exclusão do texto rasurado.
I. Underline - sublinha o texto selecionado.
*J. Add note to text - adiciona uma nota no texto selecionado. É uma ferramenta alternativa para a B. Highlight text.




A. Add text box - cria uma caixa de texto.
B. Add text callout - cria uma caixa de texto com uma seta indicativa.
C. Draw line - desenha uma linha reta.
D. Draw arrow - desenha uma seta.
E. Draw oval - desenha um círculo.
F. Draw rectangle - desenha um retângulo. 

G. Draw cloud - desenha uma nuvem.
H. Draw polygon - desenha um polígono.
I. Draw connected lines - desenha linhas conectadas.
J. Draw free form - desenha formas livres.
H. Erase free form - apaga o que foi desenhado pela free form.


Falando como diagramadora e passando por experiências quase masoquistas, marquei com um asterisco, nas legendas acima, as ferramentas mais úteis e de fácil entendimento para ambos os lados (diagramação e revisão). Veja como utilizar a ferramenta correta mantêm as marcações mais organizadas.


A. Add stamp / B. Insert text at cursor / C. Comentário do item B. quando o cursor do mouse passar sobre a marcação / D. Sticky note.

A não ser que o revisor esgote as possibilidades de explicar uma emenda para o diagramador, não use as ferramentas de desenho da paleta Drawing Markups para correções de texto.
Caso o revisor acredite que ativar a ferramenta específica para cada marcação demora muito (e tempo é algo que não existe não mercado editorial), é possível, então, usar teclas de atalho para ativar cada ferramenta.
Mas antes é necessário acessar as preferências do Acrobat (no Mac Acrobat>Preferences… / no PC Edit>Preferences…) e na aba General, ativar a opção Use Single Key Accelerators To Access Tools.
Pronto, agora basta decorar as teclas de atalho das ferramentas mais usadas. Veja abaixo uma tabela com os principais atalhos.



Comentários

Bel Ferreira disse…
Olá, Marcia! Encontrei seu blog pois estou pesquisando sobre essa ferramenta de revisão do Acrobat. Mas me diga: o PDF que volta com as anotações dos revisores não fica confuso? Dá pra entender legal? (a não ser que façam a peripécia que você descreveu no post, claro!)
Franco Docsan disse…
O revisor tambem poder revisar no acrobat reader.
Você pode comentar em arquivos PDF usando o Reader. Por padrão, estão disponíveis as ferramentas Nota e Realce.
No Reader, apenas os PDFs com Direitos de Uso do Reader ativados têm todas as ferramentas de anotações e de marcas
de desenho disponíveis. (No Acrobat, escolha Arquivo > Salvar como > Reader Extended PDF > Ativar recursos
adicionais).
Van disse…
Quando revisava, usava as ferramentas F, G e H, mas os diagramadores nunca conseguiam ver tudo e o PDF sempre voltava com mais emendas a fazer. Até que aconteceu o caso de um diagramador ignorar todos os insert text e excluir todas as palavras marcadas com replace text (acho que ele viu um risquinho horizontal e achou que era para cortar...). O texto ficou um horror e aposentei essas ferramentas. As marcações são muito pequenininhas e diagramadores menos experientes nem sempre percebem que estão lá ou sabem o que significam. Hoje em dia só uso highlight para revisão em PDF, escrevendo no comentário do próprio highlight o que precisa ser feito, de modo bem objetivo. Pode não ser a coisa mais bonita ou correta do mundo, mas pelo menos todo mundo vê e agiliza o processo.

Postagens mais visitadas deste blog

:: TUTORIAL :: Numeração automática nas legendas de imagens (com Referência Cruzada) no InDesign.

Objetos ancorados: problemas e soluções

Diagramação em época de PNLD