:: DICAS :: Tornando-se um "Adobe Certified Expert"

É verdade que uma certificação da Adobe é uma boa oportunidade de ser valorizado no mercado de trabalho.
Não necessariamente, é preciso a certificação de todos os produtos da Adobe como muitas pessoas pensam.

A certificação prova que você possui conhecimento superior ao demais usuários sobre o produto e você está apto à solucionar problemas utilizando corretamente as ferramentas do programa.

CERTIFICAÇÕES.
A Adobe possui três tipos de exames: Adobe Certified Association, Adobe Certified Expert ACE e Adobe Certified Instructor.

O Adobe Certified Association atesta seu conhecimento dos produtos Adobe voltados para conteúdos específicos como web, impressão.... etc. Contudo, ele não é especializado em uma única ferramenta e é voltado para os iniciantes na maioria dos casos.

O Adobe Certified Expert atesta o conhecimento de um produto específico como o Flash, Photoshop, Illustrator…etc.

O terceiro exame é voltado para instrutores que gostariam de serem instrutores Adobe e o exame atesta o conhecimento de todos os programas e um exame extra que verifica suas qualificações de treinamento.

Você pode achar mais informações sobre os exames, exames disponíveis, locais para os exames neste link.

COMO SE PREPARAR:
Se preparar para o exame começa por conhecer todas as informações sobre como funciona um exame de certificação: número de questões, tempo e leitura das Guidelines em PDF que são específicas para cada exame.

O segundo passo é utilizar o produto que gostaria de tirar a certificação de uma nova maneira. Passe por cada ferramenta, explore cada uma, até as que nunca utilizou na vida e foque nas matérias que a guideline que leu indica. Isso te ajudará a obter uma prévia experiência sobre o produto e recapitular todas as dúvidas.

Outra dica é utilizar os livros Adobe Classroom in a Book Series

Adobe Classroom in a Book series publicado pelo peachpit.com é considerado o guia preparatório oficial para os exames de certificação da Adobe. Essa série de livros permite que você aprenda sobre o produto através de exemplos e passo a passo para absorver o máximo de conhecimento possível.

Essa série de livros escritas pelo time da Adobe te ajuda a absover uma boa parte do que cairá no exame e permite que seu estudo foque em áreas específicas mencionadas nas guidelines dos exames.

Os arquivos de Adobe Help também podem te auxiliar nessa batalha, são documentos muito extensos que podem ser consultados através da tecla de atalho F1 de seu programa Adobe.

SIMULADOS
Há somente dois simulados para os exames da Adobe, pass4sure.com e ucertify.com . Esses simulados são muito parecidos com os exames oficiais em termos de estrutura e conteúdo. Portanto, fica aí a dica de um bom treino.

VOCÊ ESTÁ PREPARADO AGORA!
Depois de seguir todos os passos dados, você estará pronto para marcar um exame de certificação Adobe. Visite qualquer centro oficial de exames da Adobe e eles te auxiliarão com qualquer dúvida que tenha sobre o exame.

Tente descansar antes do exame e durma bem para obter o máximo de foco possível no exame, e faça o exame confiante!

ACABOU?
Na verdade, não. A parte mais importante é o exame em si. Muitas pessoas ficam confusas e escolhem a resposta errada porque não tem uma certa organização, então, seguem as dicas:

Calcule um tempo para cada questão.
Tente calcular um tempo médio para cada questão e tenha certeza que terá tempo suficiente para uma revisão geral no final. Por exemplo, calcule 1 minuto e meio para cada questão, 1 minuto para a resposta e o meio minuto restante para conferir a resposta e se preparar para a próxima questão.

Não deixe questões em branco.
Não deixe questões em branco, se você não souber a resposta, chute, você terá 50% de chance de acertar.

AGORA ACABOU!

Essas foram as dicas para quem deseja prestar um exame de certificação da Adobe. Agora é com você!

Comentários

Anônimo disse…
Olá Márcia,

Preciso fechar um arquivo de Indesign com uma cor especial. A aplicação do pantone é uma faixa porém há um brilho branco (vazado) que simula o volume. Você saberia me dizer como proceder? Obrigada,

Postagens mais visitadas deste blog

:: TUTORIAL :: Numeração automática nas legendas de imagens (com Referência Cruzada) no InDesign.

Objetos ancorados: problemas e soluções

Diagramação em época de PNLD