sábado, 12 de setembro de 2009

:: TEORIA DAS CORES :: As cores e seus significados

A cor é uma ferramenta de comunicação poderosa e importante, e está ligada à influência religiosa, cultural, política e social.

Ao considerarmos a cor como representação do mundo real, podemos tomar decisões de design garantindo a atenção do público-alvo. Sem esta consideração, corremos o risco de não alcançarmos nossos objetivos como designers.


1 A cor afeta o humor.

A maioria das pessoas tem uma cor favorita ou preferem algumas cores mais que outras. Isso ocorre porque a cor possui um impacto possitivo ao nosso humor.

A cor vermelha pode aumentar a sua energia, a amarela, muitas vezes faz as pessoas se sentirem mais felizes, e a azul é utilizada para reduzir a pressão arterial e diminuir o seu ritmo cardíaco é por isso que muitas vezes está associada ao relaxamento. Se você combinar a felicidade do amarelo e a sensação de relaxamento do azul, você terá o verde, uma cor muito agradável para muitas pessoas.

Hospitais ou clínicas de saúde, geralmente usam tons pastéis nas paredes para que os pacientes fiquem mais calmos, felizes e relaxados. Paredes que são bege com uma tonalidade rosa combinada com verde hortelã nos pisos é uma combinação popular para criar um espaço relaxante, harmonioso e calmo. No outro extremo do espectro, literalmente falando, as escolas tendem a usar cores brilhantes e vibrantes para chamar a atenção das crianças.

Ao escolher as cores para o seu próximo projeto de design é importante considerar a forma como eles irão se juntar com os outros elementos da página e qual o impacto que terá sobre o humor do seu público.


2 Comunicação invisível da cor

Wassily Kandinsky foi um dos pioneiros da teoria da cor. Um pintor russo renomado e crítico de arte, ele é freqüentemente considerado o fundador da arte abstrata. Kandinsky acreditava que as cores tinham um meio de comunicação invisível:

Amarelo - quente, emocionante, feliz Blue - profundo, calmo, sobrenatural Verde - paz, tranquilidade, natureza Branco - harmonia, silêncio, limpeza Preto - escuro, desconhecido Vermelho - incandescência, confiança, vivo Laranja - radiante, saudável, séria


3 A cor como significado cultural

Cores diferentes significam coisas diferentes em lugares diferentes. Isso é extremamente importante para os designers pois sem uma consciência da importância cultural de uma cor, o risco de ofender o seu público-alvo é alto.

A cor roxa, por exemplo, é uma cor de luto na Tailândia. Na cultura ocidental, no entanto, está associada com a realeza, luxo, riqueza e, por vezes mágica. A cor do logo da empresa aérea Thai Airways é roxo. À primeira vista este parece ser um grande erro de sua parte, pois como já mencionado, o roxo é a cor do luto na Tailândia.

É mais provável no entanto, que o site do Thai Airways não se destina a população local, mas à turistas, por isso, ao acessar o site, os ocidentais irão associar a Thai Airways com o luxo e conforto.

Outros exemplos são:

Na cultura ocidental, o preto é a cor do luto;
No Japão, é uma cor de honra, tendo como o branco o luto;
A cor vermelha no oeste representa perigo, o amor, a paixão
Na Índia, é uma cor de pureza, na China, é a cor da boa sorte e na África do Sul é a cor do luto.
O amarelo representa a coragem no Japão, o luto no Egito e a esperança, no Ocidente.


4 Cor pode ser inspirada pelo nosso ambiente


Vivemos em um mundo colorido, um mundo que atua como o gatilho de inspiração para o design perfeito. A paleta está sempre mudando, temos desde laranjas de outono até azuis do inverno. Sendo assim, o melhor local para buscar inspiração é do lado de fora da janela. Observe as cores da natureza e aplique em seus projetos.

Essa inspiração através da natureza também torna o olhar sobre ela diferente. Cada lugar tem seus detalhes e vale a pena descobrir o mundo com outros olhos.


5 Cor e as questões políticas

Partidos políticos estão associados a uma cor específica. Dependendo de quem é o seu público, a cor pode revelar informações valiosas.

A ligação entre os partidos políticos e as cores não é recente, mas muitas vezes é tida como certa. No Reino Unido, por exemplo, as cores revelam as seguintes condições:

Trabalho - Vermelho
Conservador - Azul
Liberais Democratas - Amarelo
Partido Verde - Verde

Se uma cor é representante de um partido político, então os valores e comportamentos do partido será baseado na cor.

Vermelha está muitas vezes ligada ao socialismo e ao comunismo
Branca tem ligações com o pacifismo e a bandeira da rendição. Em contraste com isso, o preto é uma cor que é usado em conjunto com o anarquismo.

Um projeto com uma dessas cores como o tom dominante pode também sugerir em uma ala direita ou de esquerda ou por comportamentos extremos.


6 A cor e a religião

Tal como acontece com a política, as cores são representativas de determinadas religiões. Alguns exemplos dessas cores / associações religião são:

O verde é considerado a cor sagrada do Islã
Judaísmo é representada pela cor amarela
No hinduísmo, muitos deuses têm a pele azul
Branca está ligada à paz em muitas religiões

Mais este tipo de informação só será necessário se você estiver criando um site que tem links específicos para a religião, mas não deixaremos de considerar a religião predominante do local de atuação do nosso projeto para o processo de criação.


7 A cor e a Idade

Faber Birren, um especialista em cores realizou vários estudos nesta área e em seu livro sobre psicologia da cor, ele afirma que, para ambos os sexos, azul e vermelho "manter uma alta preferência por toda a vida". Ele descobriu que o amarelo é popular entre as crianças, mas ao passar do tempo, o amarelo se torna menos popular. Birren constatou que "a maturidade vem com um maior gosto por tons de menor comprimento de onda (azul, verde, roxo) do que para tons de maior comprimento de onda (vermelho, laranja e amarelo)"

Outro fator que influencia as pessoas é que durante toda a sua vida não haverá mudanças sociais e culturais, e isso pode impactar diretamente em suas cores favoritas.

Se você estivesse projetando um site para uma loja de brinquedos ou de um canal infantil de TV, então sabendo que eles preferem cores vivas e amarelo, em particular iria ajudar com o rough do projeto.

Da mesma forma, se você criou um site para uma instituição de caridade em que o público deveria ser a geração mais velha, então o azul, verde ou roxo pode ser ideal, baseado nas conclusões do Birren.


Conclusão
Cor é um assunto muito complexo com muitas vertentes, e tem um incrível poder subliminar baseado em valores e história.

2 Opiniões:

Anônimo disse...

muito interessante e esclarecedor para iniciantes do estudo de teoria das cores

Helida Torres disse...

Gostei do artigo... Interessante.