Objetos ancorados: problemas e soluções

Na semana passada, escrevi sobre como trabalhar com objetos ancorados em tabelas e incrementar o layout da tabela. Mas se você nunca trabalhou com objetos ancorados, ou não sabe como funciona essa ferramenta, vou explicar neste post suas funções básicas. 

Objetos ancorados são itens, como imagens ou caixas de texto, que estão associados em um texto específico. O objeto ancorado desloca-se com o texto que contém a âncora durante seu refluxo. Use objetos ancorados quando quiser associar objetos, como notas laterais, textos explicativos, figuras ou ícones, a uma linha ou a um bloco específico de texto.

No exemplo abaixo, temos uma nota lateral associada a um subtítulo do texto principal. 

1. Símbolo que indica que um objeto está ancorado a linha do parágrafo. 2. Símbolo de âncora indicando que este objeto é um objeto ancorado ao símbolo anterior. 

Para criar um objeto ancorado, cole ou insira um objeto (frame de texto, vetor ou imagem) no texto com a ferramenta de texto, ou use o comando Object > Anchored Object > Insert. 

Existe três maneiras de trabalhar com objetos ancorados: 
Inline: Alinha o objeto ancorado à linha de base do ponto de inserção. Você pode ajustar o deslocamento Y para posicionar o objeto acima ou abaixo da linha de base. Esse atributo é padrão no InDesign. 
Above Line: Alinha o objeto ancorado acima da linha com as seguintes opções de alinhamento: 'Esquerda', 'Centro', 'Direita', e 'Alinhamento de texto'. 'Alinhamento de texto' é o alinhamento aplicado ao parágrafo que contém o marcador de âncora.
Custom: Alinha o objeto ancorado na posição definida por você na caixa de diálogo Anchored Object Options. Você pode posicionar o objeto em qualquer local dentro ou fora do quadro do texto.


Para localizar as três opções de configuração de âncora, após criar um objeto ancorado, vá em Object > Anchored Object > Options...

Se achou essas configurações muito complexas e de difícil manipulação, eis um truque: se habilitar a opção Custom e clicar em OK, você pode arrastar o objeto ancorado na posição que desejar utilizando a ferramenta de seleção padrão.

Dica: Se quiser mover manualmente o objeto ancorado para fora das margens do seu documento, desabilite o item Keep within Top/Bottom Column Boundaries localizada na caixa de diálogo Anchored Object Options

Vejamos mais um exemplo de objeto anchorado: Imagem em torno do texto, utilizando a ferramenta text wrap.


Neste exemplo, uma imagem foi ancorada a um texto e aplicado um wrap de 5mm em torno da imagem. 

Note que o text wrap está aplicado na linha abaixo do ponto de ancoragem. Isso porque a linha que contém o ponto de ancoragem não consegue receber os atributos do wrap, veja: 


Como resolver essa limitação do software? 
1ª dica: Mova a âncora para outra parte do texto. Se não conseguir visualizá-la de maneira clara, faça pelo Story Editor. 
2ª dica: Crie um estilo de parágrafo com 1,2pt de size e leading e no item Keep Options (do Paragraph Style Options) habilite Keep with Previous 1 line. Depois, crie um parágrafo acima do parágrafo que deseja utilizar o wrap ancorado, aplique o estilo de parágrafo que acaba de criar e insira o objeto ancorado com a configuração wrap que desejar. 

Na imagem acima, o estilo de parágrafo criado bem como a âncora do objeto ficam imperceptíveis como mostra o círculo vermelho. 
Outras limitações do InDesign para objetos ancorados com wrap: 

1. Apenas o parágrafo que possui a âncora será afetada pelas definições de text wrap. 
2. Objetos ancorados dentro de tabelas ignoram o text wrap. 

Outras dicas de objetos ancorados w text wrap virão, por hoje é só!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

:: TUTORIAL :: Numeração automática nas legendas de imagens (com Referência Cruzada) no InDesign.

Diagramação em época de PNLD