terça-feira, 19 de janeiro de 2010

:: ARTIGO :: QUATRO PRINCÍPIOS BÁSICOS DO DESIGN

No design, há quatro princípios básicos. Estão presentes em qualquer obra de design, é o mais básico dos básicos. Estes princípios são: proximidade, alinhamento, contraste e repetição. Vamos lá dar uma olhada mais a fundo neles.

Alinhamento

Aqui no ocidente, sempre começamos a olhar algo começando do canto superior esquerdo descendo pela lateral. Se eu alinhasse apenas este parágrafo do centro pra direita da página (deixando o resto do texto como está), possivelmente seus olhos iriam ignorar este parágrafo e passar adiante.

Se começar a alinhar algo pela esquerda, alinhe tudo pela esquerda. Se for pra alinhar tudo a direita, alinhe tudo pela direita. Se alinhar a um, dois ou quatro centrímentros da borda, alinhe tudo a um, dois ou quatro centímetros da borda. Evite a todo custo alinhar text pelo centro: isto dá um ar de desordenado e a pessoa se perde facilmente quando vai de uma linha pra outra, já que ela não têm um ponto de referência fácil (no caso, o início da última linha lida). E você não gosta de se sentir perdido ao ler um texto ou ver uma image né? Ninguém gosta.




Proximidade

Elementos similares devem estar próximos. Por exemplo, acima deste de parágrafo existe o título “Proximidade”. Se eu colocasse o título três linhas acima do início deste parágrafo, isso poderia gerar certa confusão pra você leitor; você estaria se perguntando “O que essa palavra tá fazendo aí no meio do texto? É uma palavra-chave? Qual a relação dele com o resto do texto?”.

A lei é: não faça a pessoa ter que pensar nisso. Se ela ficar se questionando o por que desta distância, ela não vai conseguir concentrar-se no conteúdo. O mesmo vale para imagens: se uma imagem não têm nexo nenhum com uma segunda, por que deixá-los próximos? Vamos manter uma distância para não confundir a pessoa que está visualizando a obra. Aproximando elementos similares, você diminui a confusão, e deixa a informação mais clara e direta.




Contraste

Não é incomum de ver gente usando fundo amarelo com letra branca. Pessoal, amarelo é muito próximo do branco. Se você colocar aquilo no sol, o pessoal não vai conseguir ler nada. Contraste é algo importantíssimo, ainda mais quando existe uma figura e um fundo. Convenhamos, até quando não existe um fundo, existe uma cor da mídia (por exemplo, o papel ou a tela do PC). Claro, dá pra colocar um texto preto sobre um papel branco. É uma ótima forma de contraste. Mas se quiser destacar algo em amarelo, por que não colocar uma tarja preta no fundo desta palavra? É uma ótima forma de contraste; faz aparecer bem aquilo que você quis que se destacasse e não acabou sumindo no fundo.

E contraste não é só de cor, mas de elementos também. Uma frase com tipografia diferente do restante do texto pode ser contrastante. Até uma palavra ou frase negritada pode dar o ar de contraste. Isso serve não só para destacar algo, mas também para diferenciar dois elementos.



Repetição

Quando falo sobre repetição, estou falando sobre repetição de elementos visuais. Em um site, por exemplo, você deve repetir a estrutura dele em todas as páginas internas. Ou seja, nada de mudar a posição do menu nas páginas internas.

A repetição de elementos é importante especialmente para a pessoa saber que ainda está no mesmo site. No caso do design de impressos, você pode repetir a cor, fontes, relações espaciais, etc. A repetição cria uma sensação de organização.



Fonte: http://design.blog.br/

0 Opiniões: