:: ARTIGO :: A importância do GRID.

GRID

Podemos simplificar o significado do grid como uma simples rede de linhas, que cortam um plano horizontal e vertical com incrementos ritimados, mas um grid pode também ser anguloso, irregular ou ainda circular.

É no grid a base sobre a qual um projeto é construído, dispondo os elementos do projeto a fim de facilitar e auxiliar a construção do mesmo. Além de organizar o conteúdo ativo da página (texto e imagens), o grid estrutura espaços brancos vazios e passivos, e passam a participar do ritmo do conjunto geral.

Utilizar um grid aumenta a precisão e a consistência da localização dos elementos da página, fornecendo uma estrutura para um alto nível de criatividade. Entretanto, compreender a estrutura de um grid como um dogma pode limitar a criatividade e resultar em soluções que mostram pouca imaginação. Embra um grid oriente as decisões de layout, não se trata de substituí-las completamente.

O InDesign, e outros softwares gráficos, possuem uma série de ferramentas de criação de grid a fim de facilitar o estabelecimento de margens, colunas e páginas-mestras. Linhas-guia podem ser rapidamente arrastadas, abandonadas, apagadas e tornadas visíveis ou invisíveis, de acordo com a vontade do designer.

Embora a maioria de nós hoje visualize conteúdos em formato eletrônico ou via Web, os princípios estruturais por trás do design de uma página impressa ainda se aplicam, uma vez que o modo como lemos uma página e extraímos informações dela permanece o mesmo.

Neste post, vamos explorar o grid como um meio de gerar forma, arranjar imagens e organizar informação.


Organizando informação

A função básica do grid é organizar a informação em uma página. O modo de alcançar isso foi desenvolvido e refinado ao longo da história – de simples página de texto à inclusão de imagens e às diversas possibilidades oferecidas pelos softwares gráficos.

Uma vez que o grid delineia o espaço em uma página, o uso eficiente do mesmo requer um entendimento das medidas absolutas e relativas utilizadas para formá-lo. O grid, porém, não é uma ferramenta de design prescritiva, e há várias maneiras de usá-lo para produzir um design dinâmico. Isso pode incluir a criação de focos de atenção ou formas ativas, o uso de diferentes proporções para adicionar movimento ou o estabelecimento de uma hirarquia.

Tipos de grid

São vários os tipos de grid que o designer pode escolher para criar um projeto. O grid é o elemento estrutural comum por trás de todo o trabalho que agrega uma noção de ordem, consistência e eficiência ao processo de design. Os grids servem a diferentes objetivos, alguns são mais adequados para imagens ou uma variedade de informações complexas, enquanto outros se adaptam melhor a corpos de texto grandes.

Grid Simétrico

Os elementos ficam centralizados em torno de um eixo. Pode se tornar limitado e repetitivo quando usado em páginas sucessivas. Porém, esse grid um tanto formal e funcional pode ser adaptado e melhorado por meio do acréscimo de outros elementos da página.



No próximo post, vou escrever sobre o grid assimétrico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

:: TUTORIAL :: Numeração automática nas legendas de imagens (com Referência Cruzada) no InDesign.

Objetos ancorados: problemas e soluções

Diagramação em época de PNLD