segunda-feira, 16 de maio de 2011

:: Tutoriais :: Estilos de célula (Cell Styles) e estilos de tabela (Table Styles)

Trabalhar com estilos de tabela não é tão simples como trabalhar com estilos de parágrafos ou caracteres. Exige mais atenção aos detalhes e nem sempre um estilo de tabela aplica tudo o que precisamos. Algumas configurações são feitas manualmente. 

O primeiro passo para criar um estilo de tabela é criar um estilo de parágrafo ou estilo de caracteres utilizado na tabela. 

Teremos como exemplo a tabela abaixo:


Crie um estilo de parágrafo para cada variação tipográfica utilizada na tabela.



Cada célula que tenha uma formatação diferente dentro de uma tabela deve possuir um estilo de célula próprio. Para criar um estilo de célula, vá em Window > Styles > Cell Styles

Crie um novo estilo clicando sobre o ícone Create New Style. (Item 1)
Nomeie o estilo de célula. (Item 2)
Aplique o estilo de parágrafo que essa célula deve incorporar. (Item 3) 




Na aba Text, defina as preferências de texto (orientação, posicionamento e rotação):




Na aba Strokes and Fills, defina as preferências de preenchimento e contorno da célula (Cor, espessura e tipo):




A aba Diagonal Lines, merece uma atenção especial, pois é nela que você consegue o efeito de traço na diagonal, que muitos diagramadores, por desconhecerem esta ferramenta, acabam criando um traço solto a mão e agrupando à tabela (coisa feia, muito feia!). 




Agora é hora de agrupar todos esses estilos dentro de um estilo de tabela. Assim, basta aplicar um estilo de tabela para que todos os estilos de células sejam aplicados conforme você as definiu. Para abrir a paleta Table Style, vá em Window > Styles > Table Styles.





Na aba General, digite o nome para identificação da tabela e em Cell Styles, selecione qual estilo de célula deve ser aplicado no cabeçalho, no rodapé (se houver), no miolo, na coluna da esquerda e, por fim, na coluna da direita. 



Em Table Setup, deve ser configurado as opções de borda da tabela e espaçamento entre tabelas. 



Row Strokes, Columns Strokes e Fills definem as preferências de linha e preenchimento da tabela como um todo. Dependendo da configuração que você faça nessas abas, não é necessário criar um estilo de célula para cada célula que tiver uma configuração diferente.

Pronto, seu estilo de tabela está criado! Basta aplicar esse estilo toda vez que uma tabela aparecer. Mas opa, peraí! A tabela não ficou exatamente como imaginei. O que fazer? 

Reveja se não há conflito entre os estilos de célula e o estilo de tabela e tome nota (abaixo) do que não pode ser feito utilizando um Table Style:  

  • Não é permitido inserir notas de rodapé dentro de uma tabela.
  • Não consegue definir altura e largura fixos na tabela.
  • Não é possível definir dois estilos de célula em cabeçalhos e rodapés.

0 Opiniões: