Livros didáticos - Objetos ancorados / Paragraph Rules

Quem diagrama livros didáticos consumíveis se depara, a todo momento, com textos com espaços vazios para preenchimento pelo aluno.
Diagramar esse tipo de livro pode ser bastante trabalhoso se não usar as ferramentas certas para otimizar a produção.

Veja o exemplo abaixo:
(clique na imagem para visualizá-la maior)

Imagine que, toda vez que precisar alterar a largura da linha destinada ao aluno, o texto de legenda deverá permanecer centralizado. A maneira mais comum que os diagramadores costumam fazer esse tipo de trabalho é, criar um frame de texto solto para as legendas e, depois, na edição do material, o diagramador ajusta manualmente a centralização.

Agir dessa maneira não está errado, mas saiba que pode existir práticas melhores para desenvolver esse tipo de trabalho.

A receitinha do bolo é:
1. Aplique estilos de parágrafos para todos os textos.
2. Crie um frame de texto solto para cada legenda.
3. Padronize uma altura e largura padrão para os frames de legenda.


4. Nas opções de frame de texto, configure o alinhamento para centralizar o texto.


5. Com a ferramenta de texto selecionando o texto de legenda, vá no menu do painel de controle, e clique em Paragraph Rules. 



Configure uma espessura para o fio e a distância entre o fio e o texto de legenda.

6. Ancore o frame de texto da legenda no outro frame de texto.


Após ancorar o frame de texto, acesse as opções de objeto ancorado e deixe configurado como “Inline” com Y Offset negativo. Habilite o Preview para visualizar em tempo real a posição do objeto ancorado dentro do frame.

Dica rápida: Se o objeto ancorado vier precedido de uma vírgula, pode acontecer da vígula se separar o objeto ancorado e aparecer no ínicio da linha. Para evitar esse tipo de problema, selecione, com a ferramenta de texto, o objeto ancorado e a vírgula, vá no menu da barra de controle e ative o item “No break” .

Pronto, agora toda vez que precisar aumentar ou diminuir a largura do fio, basta aumentar o frame da legenda. 

Dica mestre: Após configurar o primeiro frame de texto para a legenda (estilo de parágrafo, alinhamento e ancoragem), crie um estilo de objeto para este frame. Para os demais frames de legenda, basta aplicar o estilo de objeto criado e voilà!

Comentários

Thaila disse…
Olá,

Gosto muito do seu blog e acho que tem dicas maravilhosas sobre o InDesign e diagramação, coisa muito difícil de achar na internet. Adoraria que você tivesse um canal no youtube para postar essas e outras dicas para ter uma visão melhor de como mexer no programa.

Postagens mais visitadas deste blog

:: TUTORIAL :: Numeração automática nas legendas de imagens (com Referência Cruzada) no InDesign.

Objetos ancorados: problemas e soluções

Diagramação em época de PNLD